quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Anafalbetismo na América Latina.

A América Latina é um continente em desenvolvimento, ou seja, ainda passa por muitas condições de pobreza e problemas sociais. Uma das muitas dificuldades é analfabetismo da população. Não é em todo o continente que ocorre este problema em grande proporção, mas nove dos vinte e oito países da América Latina estão acima da média (9,95 dados do IBGE) de pessoas analfabetas, e o Brasil se inclui nesses nove países.
Os outros dezenove países, no entanto não tem muito do que se orgulhar, pois apenas a Argentina, Cuba, Uruguai, Trinidad e Tobago, Guiana e Barbados apresentam uma média de analfabetos menor que três. E isso preocupa os que sabem dessas taxas.
 Argentina é um país grande em extensão, motivo esse que torna difícil a alfabetização de toda a população, porém a média de analfabetos no país é de 2,8 (dados do IBGE 2005), por tanto, exemplo para países como a Guatemala que é um pequeno país e que tem a média de analfabetos de 28,2 (dados do IBGE 2005).
E essas taxas só diminuíram com o apoio do governo e incentivo da população. Mas como ter o estimulo dos habitantes se em um país como o Haiti praticamente a metade do povo é analfabeto. É como se metade da população não tivesse informação e sem isso como reivindicar a sua causa, como analisar o que esta sendo feito. Pela população não é esperada uma ação, e pelo governo também não. É só levarmos em conta um estado como o brasileiro, quanto mais desinformados formos e mais ignorantes é melhor para os políticos tirarem proveito da situação que estão, o poder. E como cobrar informação de alguém sem educação?

Nenhum comentário: